quinta-feira, 26 de junho de 2008

Convenção Municipal PSB de Rio BRANCO

VIVA O PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO


Convenção Municipal PSB de Rio BRANCO

O PSB convida a todos para participar da Convenção do do PSB de Rio Branco, onde, na ocasião, serão homologadas as candidaturas a Vereadores e Vereadoras.

Data: 28/06/08

Local: SEBRAE da Av. Ceara

Horário: às 15:00 horas

domingo, 22 de junho de 2008

Manifesto JSB ACRE

No congresso estadual do PSB e JSB no dia 17 de Maio de 2008 a JSB do Acre lançou o seguinte manifesto que foi lido e a direção estadual do PSB se comprometeu a cumprir.

MANIFESTO

Como a juventude é a base para um futuro melhor e como essa mesma juventude precisa ter educação, saúde, entre outras melhorias, lançamos este manifesto de pedido de uma maior participação e inserção nos espaços políticos.

O objetivo é mostrar que possamos identificar nossas próprias necessidades, tendo capacidade de resolução. Um ato que demonstra que o jovem tem responsabilidade para ajudar os mais experientes nesse caminho pele igualdade, pelo respeito e pela liberdade. Buscamos o socialismo que possa contemplar a todos, por isso queremos ajudar. Somar esforços para contribuir com o nosso partido.

Assim, desta forma, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) solicita que os prefeitos eleitos e outros agentes políticos possam defender a organização de coordenações, secretarias ou assessorias de juventude para auxiliar na administração pública, contribuindo com a nossa pouca experiência, mas com uma vontade imensa de trabalhar pelo PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB).

Desta forma, queremos influir nas discussões, beneficiando o partido, expandindo o nosso projeto e fazendo crescer todos os seguimentos como os núcleos de base, além de contribuir para a formação política de todos os nossos filiados.

Afinal, somos socialistas e queremos participar das gestões dos prefeitos como agentes transformadores da realidade atual.

Juventude Socialista Brasileira do ACRE

Rio Branco, Ac 17 de Maio de 2008

quarta-feira, 18 de junho de 2008

UNIDADE





Em entrevista ao Portal PSB, o novo Secretário Nacional de Juventude do PSB, Alex Nazaré, afirmou que vários militantes trabalharam por unidade e consenso. "A JSB está unificada", destacou. Alex disse que o sentimento da nova direção é trabalhar pela juventude do PSB em todo Brasil e em diversas frentes, como no Movimento Estudantil. "Buscaremos atuar nas áreas de políticas públicas de juventude nos governos do PSB, criando espaços institucionais para os jovens." "Também estamos organizando, pela primeira vez, o movimento das jovens feministas da JSB em nível nacional", completou. Confira a entrevista concedida por Alex Nazaré à jornalista Priscila Rocha, do Portal PSB. Portal PSB: O que muda com a nova Direção Nacional da Juventude Socialista Brasileira? Alex Nazaré: A mudança começa pela própria Direção Nacional que foi renovada para conduzir a Juventude Socialista Brasileira (JSB) por três anos. Inicialmente tentaremos agendar uma reunião da Direção Nacional ainda para o mês de junho. Depois marcaremos uma conversa com o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para apresentação da nova direção. Iremos enfatizar que no Congresso da JSB vários militantes trabalharam por unidade e consenso, e foi o que prevaleceu. Portal: A JSB agora está unificada? Quais as frentes prioritárias de atuação da juventude? Alex: A JSB está unificada sim. O sentimento da nova direção é trabalhar pela juventude do PSB em todo Brasil e em diversas frentes, como no Movimento Estudantil. Teremos, de 19 a 22 deste mês, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. Buscaremos atuar nas áreas de políticas públicas de juventude nos governos do PSB, criando espaços institucionais para os jovens. Também estamos organizando, pela primeira vez, o movimento das jovens feministas da JSB em nível nacional. Iremos iniciar diálogo com a juventude rural; com a do hip-hop; das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais (LGBTTT); entre outras juventudes. Quero destacar, ainda, que todas as frentes de atuação em que estamos incluídos são prioritárias. Portal: O que a JSB pensa para as eleições de 2008? Alex: Ainda vamos nos reunir para pensar uma estratégia de participação. Queremos ter candidaturas de jovens em todo Brasil. Para isso precisaremos organizar um mapeamento nacional de candidatos a vereadores e prefeitos. E, então, elaborar uma cartilha de orientação política, de regras eleitorais, programas de políticas para o Executivo e Legislativo. Isto, é claro, além do apoio político de toda Direção Nacional, participando de comícios, seminários, palestras e eventos dos pré-candidatos da JSB em todo o país.

A NOVA DIREÇÃO NACIONAL:

Secretário Nacional de Juventude: Alex Sandro Silva Nazaré (AP)Presidente: Joubert Fonseca de Andrade (PB)Vice – Presidente: Flávio Rubem Accioly Campos Neto (PE)Secretário Geral: Valdir Rober Júnior (RS)Secretário de Comunicação: Aluízio Cometki São José (MS)Secretário de Movimento Estudantil: Fabrício Machado Silva (TO)Secretario de Mobilização e Participação: Sergio Cardoso Emiliano (AM)Secretário de Planejamento e Finanças: Gleidson Oliveira da SilvaSecretário de Relações Institucionais: Bruno da Mata (BA)Secretário de Formação Política: Thiago Higino Xavier Mendonça, (AC)Secretário de Políticas Públicas de Juventude: Dalmo A. Viana (SP)Secretário de Relações Internacionais: Zivelma Albuquerque Maia (PB)Secretario de Políticas e Promoção da Equidade: Miguel Ernesto (PI)
Secretaria de Política de Gênero: Paula Nayara Bandeira Cerquinho (CE) e Bete Ellen Moia Maciel











sábado, 14 de junho de 2008

Perfil do Movimento Estudantil

Perfil do movimento estudantil muda com multiplicação das universidades particulares WANDRLEY PREITE SOBRINHO Colaboração para a Folha Online

Em 1968 os estudantes universitários brasileiros foram fundamentais na resistência contra a ditadura militar. Após 40 anos, o perfil dos alunos de nível superior mudou. O número de instituições particulares aumentou e a quantidade de estudantes de baixa renda nas universidades cresceu. Mas o interesse por temas políticos diminuiu. O Brasil contava em 2006 com 4,6 milhões de universitários, segundo o último levantamento do Censo da Educação Superior feito pelo MEC (Ministério da Educação). A maior parte deles, ou 74%, estava matriculada em unidades privadas. Em 2000, 1,8 milhão de alunos estudavam em universidade ou faculdade privada, contra 3,4 milhões em 2006 --um salto de 92,6%. No mesmo período, o número de estudantes matriculados em instituições públicas cresceu 34,7%, de 890 mil alunos para 1,2 milhão. Das 2.270 instituições superiores que existiam em 2006, 2.022 eram particulares. Seis anos antes, as faculdades e universidades particulares representavam metade disso: 1.004 unidades. Segundo dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), a popularização das instituições privadas aumentou o acesso dos estudantes de baixa renda ao ensino superior. Em 2004, 21% dos universitários ganhavam entre três e dez salários mínimos. Esse percentual subiu para 26% em 2006. No mesmo período, o percentual de estudantes que se declarava negro ou pardo passou de 24,4% para 28%. Segundo o Enade, de cada 100 alunos que freqüentavam a universidade em 2004, 40 tinham concluído o ensino médio em escola pública. Dois anos depois, e essa proporção era de 50 alunos para cada 100. Segundo especialistas, o perfil dos universitários mudou muito quando comparado aos que fizeram história 40 anos atrás, quando as instituições superiores contavam com cerca de 1 milhão de estudantes. Segundo a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B-RS), que foi líder da UNE (União Nacional dos Estudantes) até 2004, os alunos de baixa renda são menos engajados politicamente. "Hoje a maioria dos jovens precisa trabalhar para pagar os estudos. Como nos anos 70 eles só se preocupavam em estudar, era natural um maior envolvimento em causas políticas", diz. Para a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o perfil desses alunos também é moldado pelo momento histórico. "Eles estão desinteressados por bandeiras políticas porque o mundo está muito individualista. Nossas lutas sociais enfrentam uma séria dificuldade em dialogar com a juventude, sempre atraída por outros valores." Apesar do aumento de pobres na universidade nos últimos anos, eles ainda são pouco representados na UNE. "Os pobres ainda são minoria. É por isso a UNE acaba refletindo as decisões da classe média, que participa mais ativamente", afirma a deputada. "Mas essa é justamente uma das lutas do movimento estudantil: a partir da democratização da universidade, os setores populares participarão mais."

terça-feira, 10 de junho de 2008

IX Congresso Nacional JSB




No dia 06 de junho aconteceu o IX Congresso Nacional da Juventude Socialista Brasileira, em uma das salas do anexo 2 do Senado Federal em Brasília. Durante todo o dia, delegações do Brasil inteiro discutiram propostas, debateram o cenário político nacional, as eleições municipais de 2008 e elegeram a Executiva Nacional da JSB dos proximos 3 anos a contar de junho de 2008.



Após intensos debates, a JSB mostrou sua vontade maior em constituir uma unidade, formando uma chapa em consenso. O Secretário Alex Nazaré, do Amapá, e o Presidente Joubert Fonseca, da Paraíba, Secretário de Formação Política,Thiago Higino representante do Acre no Nacional da JSB, terão a missão de conduzir a juventude do PSB pelos próximos 3 anos.






A Juventude Socialista Brasileira mostrou seu amadurecimento e sua força, entrando na plenária do Congresso Nacional do PSB em bloco, gritando palavras de ordem e arrancando aplausos da mesa diretora, composta pelos dirigentes nacionais do PSB.



Delegação do Acre rumo ao Congresso Nacional da JSB!
Na foto Atrás:Leandro(Brasileia), Thiago(Rio Branco), Ariston(Acrelândia), Dep. Estadual Delorges, Fred(Rio Branco),
Frente:Quesia(Xapuri), Alarice(Xapuri) Janaína(Rio Branco), Renata(Tarauacá) e Lidyani(Epitaciolândia)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Convocação: Congresso Nacional da JSB

EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
Através de seu Secretario, com fundamento no que dispõe o REGIMENTO DOS ÓRGAOS DE REPRESENTAÇÃO DO PSB, convoca todos os delegados a comparecerem no dia 6 de Junho de 2008, a partir das 9:00 horas, no Auditório Petrônio Portela, situado no Senado Federal – Praça dos Três Poderes – Anexo II, em Brasília-DF, para o IX Congresso Nacional da JSB, a fim de discutir e deliberar sobre a seguinte pauta: a) Cenário Político Nacional; b)Eleições Municipais de 2008; c) Frentes de Atuação Política; d) Informes Gerais; e) Eleição da Executiva Nacional da JSB. Todos os delegados têm garantido direito a voz e voto e no fim da votação, será procedida a apuração, proclamando-se os resultados, e encerrando-se o Congresso com a lavratura da Ata.

É com muita alegria que a JSB do Acre vai participar desse congresso tão importante que vai escolher a nova Secretaria Nacional da JSB. Vamos com a bancada de 9 delegados representando vários municípios do estado como Rio Branco, Epitaciolândia, Xapuri, Brasiléia, Acrelândia e Tarauacá.

VIVA A JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA!!!!