domingo, 7 de junho de 2009

Delorgem Campos destaca debates em Conferência da Unale


Delorgem Campos destaca debates em Conferência da Unale
02 de junho de 2009

Parlamentares estaduais de todo o Brasil participaram nos últimos dias 18 e 19 da XIII Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais. Representando o Acre, nove deputados estiveram no evento, entre eles Delorgem Campos (PSB) que subiu à tribuna nesta terça, 2, para falar sobre os pontos discutidos.
Com o tema "Saúde Pública no Brasil" a Conferência deste ano teve como objetivo juntar as perspectivas dos parlamentares brasileiros para propor soluções às deficiências do sistema. De acordo com Campos, o Acre pode se orgulhar, pois, já se encontra com desenvolvimento avançado em alguns programas implantados para melhoria da pasta, como a criação de uma paraestatal para fornecer atendimento especializado a regiões de difícil acesso.
Todavia, o parlamentar lembrou que é necessário que se faça um movimento nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 29, que trata da reestruturação do Sistema Único de Saúde - SUS. "O SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas está ameaçado de falência e precisa ser atualizado".

Para concluir ele ressaltou a eleição de quatro parlamentares acreanos para a nova gestão da Unale, incluindo ele próprio, como membro do Conselho Fiscal, José Luís Tchê (PMN) como segundo-vice presidente, Perpétua de Sá (PT) 1ª representante do Acre e Idalina Onofre (PPS) como 2ª representante do Acre. Além disso, ele entregou ao presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), o troféu da instituição pela participação maciça da delegação acreana nos debates. "A Unale é uma instituição que se tornou forte e respeitada não apenas no Brasil, mas internacionalmente".

Texto: Yuri Marcel
Foto: Odair Leal
Agência Aleac