domingo, 3 de agosto de 2008

Número de candidatos socialistas cresce 24% em 2008


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) chega às urnas, em outubro deste ano, com aumento significativo no número de candidatos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 893 socialistas concorrem à vaga de prefeito, o que representa a evolução de 44% se comparado a 2004, quando o Partido disputou as majoritárias municipais com 620 representantes. Outros 907 são candidatos às vice-prefeituras – crescimento de 40% –, e 19.812 buscam uma vaga de vereador, 23,6% a mais que nas últimas eleições. Em números absolutos, representados pela soma dos três cargos, a legenda teve crescimento de 24,93%.

Na avaliação do presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a evolução é fruto da maturidade que o Partido adquiriu desde o último pleito, sabendo onde estão os desafios e os aliados. "De lá pra cá, passamos a cláusula de barreira, multiplicamos por dez o número de filiados, organizamos o PSB em todos os estados da federação. Deixamos de ser um partido presente em pouco mais de mil cidades para estarmos presentes em mais de 4.100 cidades brasileiras", explicou.

Somente outros três partidos elevaram em mais de 20% o número de candidaturas aos três cargos: PCdoB, PCB e PV.

Quanto ao perfil dos candidatos, um aspecto que merece destaque é o aumento no número de mulheres. O PSB lançou 4.525 candidatas nesta eleição, 814 a mais que em 2004. Este crescimento representa mais um passo na busca da igualdade de gênero nos espaços de poder.

"Como parlamentar, quero que as mulheres do Brasil tenham a disposição de disputar as eleições, de ganhar as eleições e conquistar espaços de poder", destacou a coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, Sandra Rosado (PSB-RN).

Outro dado importante: o Bloco de Esquerda – grupo que reúne PSB, PDT, PCdoB, PRB e PMN – concentra a maior quantidade de candidatos em todo o País. São mais de 69 mil candidatos, volume que corresponde a 23% de todos aqueles que disputam os cargos eletivos de 2008.

Capitais
Das 26 capitais brasileiras onde ocorrem eleições neste ano, o PSB homologou candidaturas em sete. São elas: Macapá, com Camilo Capiberibe; Belo Horizonte, com Márcio Lacerda; Cuiabá, com Valtenir Pereira; Porto Velho, com Mauro Nazif; além de Boa Vista, com Iradilson Sampaio; João Pessoa, onde disputa Ricardo Coutinho; e Manaus, que tem Serafim Corrêa como candidato. Nestas três últimas cidades, o Partido concorre à reeleição.

Em outras quatro – Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro –, o Partido disputa as majoritárias compondo com candidatos a vice-prefeituras. São eles: Milton Coelho, Lídice da Mata, Luciano Ducci e Ricardo Maranhão, respectivamente.

Com participação direta nas eleições nessas capitais e em várias das principais cidades do País, o PSB demonstra estar preparado para seguir o seu caminho, a sua história e para ajudar o povo brasileiro a ir muito mais longe. "A palavra de ordem é um PSB na rua, um PSB junto do povo, um PSB verdadeiramente combatido, fraterno, lutador. Estou certo que poderemos olhar para trás e ver que não construímos projetos políticos de faz-de-conta com ajuntamento de pessoas, mas fizemos uma construção de uma grande nação, sobretudo para a grande massa de excluídos que ainda temos espalhado nesse território", declarou Eduardo Campos.

Gustavo Sousa Jr - Assessoria de Comunicação do PSB