quarta-feira, 4 de março de 2009

PSB ganha prefeitura de ACRELÂNDIA


O Tribunal Regional Eleitoral do Acre cassou nesta segunda-feira o mandato do prefeito de Acrelândia, Vilseu Ferreira (PP). Ele foi condenado por captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos nas eleições municipais de 2008. A decisão do Tribunal vale também para o vice-prefeito do município, Cesalpino Farias de Araújo. A ação contra o prefeito Vilseu Ferreira foi movida pela coligação Unidos Venceremos.
Os juízes Ivan Cordeiro, relator, e Jair Facundes votaram pela absolvição de Vilseu Ferreira, afirmando não haver provas suficientes para a condenação. A juíza Denise Bonfim abriu divergência, votando pela cassação do prefeito, sendo acompanhada pela juíza Maria Penha e Desembargadora Eva Evangelista.
De acordo com o voto das juízas que decidiram pela cassação do prefeito de Acrelândia, havia no processo a devida comprovação da existência da captação irregular de votos, quer pelo candidato Vilseu Ferreira da Silva, quer por pessoas diretamente ligadas ao prefeito, o que foi confirmado por várias testemunhas.
A decisão deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e no Diário Eletrônico deste Tribunal (www.tre-ac.gov.br), quando surtirá efeito. O prefeito cassado ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Vilseu Ferreira, da Coligação Frente Popular, teve 3.507 votos nas últimas eleições. O Segundo colocado, Carlos César Nunes de Araújo (PSB), o Carlinhos, da Coligação Unidos Venceremos, teve 3473 votos.

TRE-ACRE
O novo prefeito Carlinhos, agora oficializado ao cargo por força da decisão da Justiça, disse que seu trabalho como vereador o credenciou a disputar a eleição majoritária do seu município. “Fui derrotado com uma diferença de apenas 134 votos, contra um esquema de compra de votos e toda estrutura financeira da prefeitura”. Acredita que a justiça foi feita e já elegeu trabalhar em parceria com o governo do Estado para alavancar o desenvolvimento do município.
HISTÓRICO - Acrelândia está localizada a 105 km de Rio Branco. Segundo o IBGE, sua população (em 2000) era de 7.935 habitantes. De acordo com o TRE existem atualmente 8.829 eleitores em Acrelândia. Sua Área é de 1.575 km² representando 1.0319 % do Estado, 0.0409 % da Região e 0.0185 % de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.68 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). A população está concentrada em 55,82 por cento na zona rural e 44,18 na área urbana.

Nonato de Souza/Ac24h
Carlinhos vai assumir a prefeitura de Acrelândia com 25 anos.
Viva o Partido Socialista Brasileiro!